Um dos grandes segredos do sucesso no empreendedorismo é saber observar uma necessidade que ainda não foi suprida pelos consumidores, ou seja, a própria sociedade no geral. Para ter esse olhar, você pode fazer cursos, estudar, fazer mil brainstorms… ou simplesmente fazer uma avaliação pessoal: o que eu preciso e ainda não vendem por aí?

DSC_2947-Edit

Foi por esse caminho, não necessariamente nesta ordem, que seguiu o pensamento de Paola Regina Buoro, de 26 anos, dona da Pege-Loug, a marca desta semana. “Eu precisava de uma carteira para meus documentos e não tinha dinheiro, as que eu gostava eu não podia pagar e o valor que eu conseguiria pagar só dava para comprar essas carteiras bregas, feitas por gente que acha que toda mulher carrega o mundo numa carteira e uma bolsa enorme para carregar a carteira gigante”, conta a empreendedora de Bragança Paulista.

Um série de questões, como a necessidade da satisfação pessoal e profissional, as contas do mês e a procura de um hobbie, levaram Paola, que estava terminando a faculdade de psicologia, a se inscrever em um curso de confeitaria. E isso nos leva até o primeiro empreendimento da paulista, a Confeitaria Deleite. Mas ela não parou por aí: “depois desse curso eu vi que teria um de origami em tecido, com a Thaís Kato. Foi então que, com ela, eu me lembrei que amava fazer origami quando era criança. E estava aprendendo a fazer isso em tecido, sensacional!”.

 

4fotos

 

Com a filosofia de que trabalhar é algo grande demais para se ter um trabalho sem significado – ou mesmo em que o único significado seja o retorno financeiro –, Paola se entregou a uma paixão de infância e conseguiu um dos combustíveis para procurar tutoriais no Youtube e encontrar o que ela mais queria desde o começo: como fazer uma carteira, assim, bem do jeitinho que ela gostava. “E lá fui eu comprar tecido, engomar e tentar fazer a carteira, cheia de dobras e medidas certas para vincar. Fiz uma e achei o máximo, e fui fazendo mais porque amei fazer, e queria outra estampa”, explica.

O noivo deu aquela forcinha na fotografia e colocou no Facebook. Foi o suficiente para que a Pege-Loug – Loug como junção de Lo (Paola) e Ug (de Hugo, noivo de Paola) – tivesse suas primeiras encomendas. Houve também a ajuda de dois amigos designers que explicaram a necessidade de ter um diferencial e melhorias em um produto. “Eu fiquei quebrando a cabeça e desenvolvi um novo orinuno (que significa dobradura de tecido) a partir desse que havia aprendido na internet. A carteira ficou ainda mais fina e com espaço suficiente, sem sobra desnecessária, para guardar bem os documentos e o dinheiro e caber no bolso sem fazer volume. Foi show de bola!”, relembra.

4fotos
E foi aqui em São Paulo que a empreendedora conheceu a Endossa. Em maio de 2015, poucos meses após se inscrever na unidade do CCSP, ela já conseguiu um box e foi desenvolvendo ainda mais a marca, “conforme vinham as idéias e as condições $$$ para botar em prática”. Ela conta que recebe toda a informação necessária para boas vendas do pessoal da loja, dicas do que o pessoal que os clientes procuram e até linguagem publicitária mais adequada. “Com toda a certeza a Endossa contribui muito para o crescimento da marca. Com um custo acessível a gente pode ir sentindo a aceitação do público-alvo, entendendo outras demandas que podemos suprir e quesitos a melhorar, é um experimento que dá retorno financeiro sem a gente ter o risco de falir antes de começar”, opina.

“Para quem quer fazer do hobbie um negócio e precisa sentir melhor como direcionar essa ideia, é excelente ter um box na Endossa. E para quem tem já a marca um pouco mais desenvolvida e usa a Endossa como uma dos vários canais de contato com o cliente é excelente também, pois fica apenas a preocupação de repor o estoque e cuidar da identidade visual, podendo contar com a equipe da Endossa para cuidar do espaço em que recebe os clientes na loja, cuidar do fluxo de caixa e etc. O sistema de acompanhamento do estoque e caixa é ótimo também! De qualquer lugar que eu estiver eu verifico o que vendeu, em que quantidade, quando e vou me planejando para produzir mais de determinada estampa e produto”, conta a empreendedora.

 

DSC_5014

Como inspiração, Paola busca algo que seja bonito, ora elegante ora brincalhão, e que seja algo necessário para os consumidores. Como ela mesmo diz: “uma caixinha para guardar as coisas de forma bonita. Uma carteira que funcione e não fique atrapalhando no bolso, que fique inteira no bolso sem preocupação de cair ou de ser facilmente roubada. Um porta-cartão para facilitar usar o bilhete único ou levar os cartões num lugar próximo sem precisar carregar a vida junto. Eu vejo algo que precisaria de uma solução mais simples, mais prática e que seja agradável aos olhos, que alivie a necessidade de unir o que funciona com o que é bonito”.

DSC_4271

Com o lema “trabalhar com o que se ama e fazer dinheiro com isso”, a dona da Pege-Loug dá a dica para quem quer se aventurar no mundo do empreendedorismo:

“Nosso sucesso profissional é decorrente do nosso bem-estar pessoal. Como psicóloga e como pessoa interessada em desenvolvimento pessoal, eu ressalto a importância de qualquer um reconhecer as crenças limitantes que atravancariam, neste caso, o sucesso profissional. Há no Youtube um monte de vídeos de coachs e multiplicadores de conhecimentos úteis para a gente tomar consciência desses entraves e, melhor ainda, para a gente driblar isso, resolver e ficarmos prontos para atingir os objetivos. É preciso estudar também, sobre gerenciamento de marcas e aprender sempre um pouquinho mais sobre como fazer o seu sonho se concretizar de forma que seja duradouro e o sucesso que todo o sonho merece ter. Tem que ter calma, mas estar em movimento. Dar um passo por vez, e que seja dado pelo menos um passinho. No mais, se acheguem mais pessoal! Porque o mundo precisa de mais pessoas empreendendo nos seus sonhos, e se você tem essa vontade, já deu um passo enorme nesse caminho!”.

 

Para diversificar mais ainda seus produtos, Paola entrou em parceria com seu amigo Anderson Kleber, da Galeria AKM. Os frutos dessa parceria são as novas carteiras com estampas do artista. 

A Pege Loug está na Endossa CCSP (e espera expandir para as outras unidades em breve! ;) )

Comments