É ritmo de festa: hoje, o Centro Cultural São Paulo, o CCSP, completa 34 anos de muita cultura em São Paulo.

 

O sentimento de todo paulistano ao chegar em algum dos jardins suspensos do CCSP

Hoje é um dia muito especial para um lugar que está guardado no coração de todo paulistano. O Centro Cultural São Paulo completa nesta sexta-feira 34 anos de existência, o que permitiu à cidade ainda mais cultura, lazer, inclusão social, sustentabilidade e muito verde no meio do cinza. Inaugurado em 13 de maio de 1982, o CCSP transformou-se em um dos primeiros espaços culturais multidisciplinares do País. Isso porque a ideia era apenas fazer uma necessária extensão da Biblioteca Mário de Andrade.

 

tranqccsp

Em 1982, São Paulo possuía aproximadamente 8,5 milhões de habitantes, grande parte deles espalhada pela periferia. A intenção do centro cultural que nascia era a de agregar essa população heterogênea, fornecendo um espaço em que todos tivessem acesso aos mais variados gêneros culturais.

 

Hoje o espaço conta com:

Bibliotecas

Bibliotecasccsp

Não é à toa há sempre muitos estudantes no CCSP. O espaço dispõe de um conjunto de bibliotecas com acervo multidisciplinar altamente relevante. Entre elas está a Sérgio Millet, segunda maior biblioteca pública da cidade de São Paulo e a única que abre aos domingos e feriados.

Coleções

IMG_7592

Para quem procura por história e acervo, há também expressivas coleções da cidade de São Paulo: Coleção de Arte da Cidade, Discoteca Oneyda Alvarenga, Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade, Arquivo Multimeios e Coleção Memória do Centro Cultural São Paulo.

Cultura

IMG_7591

Com uma ótima e acessível programação gratuita ou a preços populares, o Centro Cultural São Paulo cumpre com a sua máxima de levar cultura a todos com espetáculos de teatro, dança e música, séries voltadas à literatura e à poesia, mostras de artes visuais, atividades ligadas aos acervos, projeções de cinema e vídeo, oficinas, debates e palestras.

 

Natureza 

jardimccsp

Uma grande parte do verde encontrado no CCSP é sobrevivente da construção do metrô Vergueiro. A natureza do espaço faz um belíssimo contraponto ao visual, à sonoridade e ao ritmo urbano.

 

Tranquilidade

IMG_7602

Poder parar e participar de um espaço público e vivo realmente não tem preço. Para quem tem um pouco mais de tempo, tirar uma soneca em algum dos jardins suspensos é indispensável.

Endossa

IMG_7620

Inaugurada em 2011, a unidade da Endossa no CCSP é diferente de todas as outras. Em um espaço em que as pessoas valorizam mais a cultura, a loja acabou recebendo mais empreendedores artesãos, mas sem se limitar a esta característica. Isso, claro, apenas soma à sua essência colaborativa.

 

Feliz aniversário CCSP! :)

Comments